quarta-feira, novembro 30, 2005

Como Caçar um Leão no Saara?

  • Em navegações para conhecer mais microliteratura na Web, encontrei um blog argentino chamado Juan de Mairena. Interessei-me por dois motivos: Juan de Mairena é um dos pseudônimos do grande poeta espanhol Antonio Machado [meu ídolo], o blog se caracteriza como uma publicação de literatura cinza. Mas fiquei decepcionado. O blogueiro de Juan Mairena publicou apenas dois posts este ano. Porém, a última publicação é interessante: ela sugere que soluções para o famoso problema Como Caçar um Leão no Saara? podem resultar em peças microliterárias.

    O problema é célebre e as tentativas de solucioná-lo a partir de diversas abordagens científicas podem ser muito engraçadas. O que há até hoje são soluções no campo da física, geometria e matemática. Creio que fórmulas em outras áreas (filosofia, teologia, ética, psicologia etc.) , desde que escritas no mesmo padrão que nossos microcontos [máximo de 150 espaços], poderão resultar em mini-escritos de boa qualidade literária. Alguém se habilita?

    Para apreciação de todos, traduzi livremente as soluções que o blogueiro de Juan de Mairena republicou. Possivelmente, para bem entender cada solução, seja preciso algum verniz de ciência.


    Série Caçando um Leão no Saara

    Método Schrodinger.
    Num dado momento há uma possibilidade de que um leão entre na jaula. Sente-se e espere.

    Método de Newton.
    Despreze o atrito; o leão e a jaula irão atrair-se mutuamente.

    Abordagem prática dos informatas.
    Encontramos um coelho. E ele está morto. Vamos pegá-lo e dar-lhe o nome de leão.

    Há uma solução fora do nosso padrão de 150 toques. Mas eu acho que vale a pena registrá-la para que os leitores conheçam mais uma resposta clássica para o problema.

    Abordagem lógica.
    O leão é um continuum. De acordo com o teorema de Cohen, ele é indeciso (especialmente quando precisa fazer uma escolha). Deixemos dois homens se aproximarem dele simultaneamente. O bicho, incapaz de decidir quem atacar, poderá ser capturado com facilidade.

1 Comments:

At 12:26 AM, Blogger JuanPablo said...

hola jarbas, mi blog es http://demairena.blogspot.com

utilizo jdem.blogspot.com para probar cosas, pero posteo en el otro.

Un abrazo y gracias por tu post!

 

Postar um comentário

<< Home